Meu mercado está se consolidando. O que eu faço?

Meu mercado esta se consolidando O que eu faço sem bordaO Brasil vive um momento econômico de rápido e turbulento amadurecimento de mercado. Este contexto está gerando, em determinadas indústrias, uma corrida por ganhos de escala e participação de mercado. A competição se acirra e os players se movimentam dinamicamente. Um dos meios possíveis para se atingir crescimento e ganhos de escala é a estratégia de expansão através de aquisições. Estabelece-se uma situação em que basicamente muitas empresas do mercado se vêem hoje forçadas a escolher entre “comprar” ou “ser comprado” (já que em muitos casos, a alternativa de resistir e lutar contra este tendência pode ser uma opção de risco elevada demais). Este dilemas estão sendo enfrentados neste exato momento por vários executivos, com posturas e reações das mais variáveis. O fato é que, qualquer que seja o movimento a ser adotado pela empresa, este deve ser o fruto de uma reflexão estratégica ampla e profunda. Ignorar esta análise de tendências pode ser o mais custoso dos erros que um executivo possa cometer.

O Brasil neste momento atrai investidores, por exemplo Fundos Private Equity, justamente por se tratar de um país com vários segmentos da economia ainda apresentando alto grau de fragmentação e portanto com espaço para a execução de estratégias de aquisição. Nós da Invistia vivenciamos situações de alto grau de complexidade e, por que não dizer, dramaticidade, junto aos nossos clientes, pois esta tendência de mercado é somente mais um ingrediente no dia-a-dia das decisões executivas. Basta imaginar uma empresa familiar em momento de transição de liderança com indefinições a respeito da sucessão, para que surjam inúmeros questionamentos: manter o negócio na família? Neste caso qual a sucessão? Como manter ou crescer participação de mercado? Ou vender o negócio aproveitando o movimento de consolidação? Buscar um comprador estratégico ou um investidor? Sem dúvida muita gente perde o sono com estas perguntas na cabeça. Assim, não é uma tendência isolada que afetará os rumos e as decisões de uma empresa, mas o impacto desta dentro de cada contexto específico.

A Invistia é uma boutique de fusões e aquisições com foco em empresas de médio porte. Seja sob mandatos de compra ou de venda, temos o absoluto compromisso de atuarmos com foco e pragmatismo, mas sempre tendo em mente todo estes possíveis cenários de decisão de nossos clientes. Através desta compreensão integral do mundo empresarial, nos diferenciamos e conquistamos a nossa credibilidade ao longo dos anos.

Blog Attachment
  • meu-mercado-esta-se-consolidando-o-que-eu-faco-sem-borda
  • meumercado

Artigos Relacionados