Preciso profissionalizar minha empresa” – o que isto significa?

Preciso profissionalizar minha empresa o que isto significa sem bordaA expressão “profissionalizar a empresa” é comumente utilizada em empresas de porte pequeno e médio que buscam melhorar seus controles gerenciais e contábeis, sua competência e sua governança em geral. Pode ser motivo de desconforto, embaraço, ou mesmo de ofensa para algumas pessoas, já que tais empresas somente chegaram ao ponto em que se encontram através do comprometimento e do profissionalismo de quem nela trabalha. O tema deve, portanto, ser abordado com sensibilidade. Deixando-se de lado esta denominação, a qual podemos até considerar inadequada, o assunto de fato precisa ser tratado com profundidade por empresas que buscam determinados objetivos. Aos que buscam fundos de investimento e bolsas de valores, é preciso saber que investidores financeiros de diversas modalidades exigem, em quase sua totalidade, exigentes padrões de atendimento a requisitos de responsabilidade corporativa. A Bovespa, por exemplo, classifica as empresas listadas na bolsa de acordo com as classificações de Bovespa Mais, Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado, sendo que este último o mais elevado padrão de Governança Corporativa. Apenas para exemplificar, entre as regras do Novo Mercado estão:

  • o Conselho de Administração (e portanto, para começar, deve haver um Conselho!)  deve ser composto por no mínimo cinco membros, sendo 20% dos conselheiros independentes e o mandato máximo de dois anos;
  • divulgação de dados financeiros mais completos, incluindo relatórios trimestrais com demonstração de fluxo de caixa e relatórios consolidados revisados por um auditor independente;
  • a empresa deverá disponibilizar relatórios financeiros anuais em um padrão internacionalmente aceito;
  • necessidade de divulgar mensalmente as negociações com valores mobiliários da companhia pelos diretores, executivos e acionistas controladores.

Além disso, diversas certificações de qualidade, genéricas ou específicas de cada indústria, tornam-se cada vez mais comuns como pré-requisitos para fornecimento de produtos e serviços.A jornada rumo ao atendimento dos rigorosos critérios de governança requerem, portanto, muita dedicação e pessoas com a competência necessária. Sabemos que no universo de pequenas e médias empresas podemos encontrar práticas gerenciais e contábeis muito distantes do ideal, mas acreditamos que todas as empresas, independente de seu tamanho, devam perseguir um nível de excelência de responsabilidade corporativa. Não devido a demandas externas, mas por que é o que de fato desejam para suas organizações.

Talvez reações à expressão “profissionalizar a empresa” devam ser menor emocionais e mais centradas na reflexão e, principalmente, sobre quais são as ações, concretamente, necessárias para se elevar uma empresa ao nível excelência. Somente assim a comunidade empresarial brasileira como um todo conseguirá alcançar um novo patamar de transparência, qualidade, competitividade e performance.

Blog Attachment
  • preciso-profissionalizar-minha-empresa-o-que-isto-significa-sem-borda
  • profisionalizar

Artigos Relacionados