Venda de empresas: vender para quem?

Venda de empresas vender para quem sem bordaInvestidores Capitalistas buscam um retorno financeiro atraente através de injeção de capital em empresas visando futuramente uma venda lucrativa das ações adquiridas (denominado comumente de “estratégia de exit”), em um período de tempo que costuma girar em torno de 5 a 10 anos (obviamente estas estratégias variam muito de um fundo de investimento para outro). O modo como estes investidores apoiam as empresas investidas varia bastante, podendo se limitar a participação em reuniões de Conselho ou ser mais ativa na administração. Fundos de Private Equity, Venture Capital (para referência, segue o site da ABVCAP: www.abvcap.com.br) e, para investimentos de pequeno porte,  Business Angels (por ex. a São Paulo Anjos –www.saopauloanjos.com.br) compõem o núcleo de investidores capitalistas. Em projetos de venda de empresas a Invistia interage tanto com fundos locais quanto internacionais atuando no mercado brasileiro.

Investidores Estratégicos são empresas que atuam no mesmo segmento ou indústria e que se interessam em aquisições visando fortalecer seu posicionamento competitivo. Os motivos podem ser vários: complemento de portfólio de produtos, acesso a canais de vendas, sinergias operacionais, ganho de market share, acesso a patentes e contratos, etc. Um primeiro segmento é constituído por empresas concorrentes no mesmo setor, e o outro seria o de empresas na mesma indústria, mas participando em linhas de negócios adjacentes/paralelos. Adicionalmente, é possível classificar a prospecção entre players locais e internacionais. Players locais se beneficiam de aquisições de modo a fortalecer seu posicionamento já existente. Já players internacionais podem enxergar na oportunidade um modo de entrar no Brasil evitando os riscos de um início de operação sem conhecimento e conexões no mercado.

Venda de empresas – total ou parcial?

As definições a respeito deste tema voltarão a ser aprofundadas futuramente, mas apenas vale aqui frisar que venda de empresas totais ou parciais impactam no processo de prospecção como um todo. Por exemplo, investidores capitalistas não se interessam por aquisições de 100% das quotas, pois contam justamente com os empreendedores para crescer o negócio e não têm interesse e, provavelmente, nem os conhecimentos específicos necessários para ocuparem os cargos executivos das empresas investidas.
Assim, é preciso avaliar o encaixe adequado dos projetos de venda de empresas com relação ao perfil de investimento de cada segmento. A Invistia atua de modo a customizar a abordagem a cada empresa-alvo de modo a explorar o apelo especifico necessário para maximizar o potencial de realização da transação. Em caso de dúvidas, estamos à disposição! 

Blog Attachment
  • venda-de-empresas-vender-para-quem-sem-borda
  • vendaempresa

Artigos Relacionados